Conflict: Vietnam é um jogo eletrônico de tiro tático em
terceira pessoa desenvolvido pela Pivotal Games e 8bit Games e publicado pela
Global Star Software e SCi Games em 3 de setembro de 2004, disponível para
PlayStation 2, Xbox e Microsoft Windows.
Ambientado durante a Guerra do Vietnã, em Conflict: Vietnam o jogador assume o
controle de um esquadrão de quatro soldados da 101ª Divisão Aerotransportada
nas vésperas da Ofensiva do Tet em 1968.
Após dois títulos bem sucedidos no cenário da Guerra do Golfo com os jogos
Conflict: Desert Storm e Conflict: Desert Storm II: Back to Baghdad, a série
recua no tempo para representar um dos conflitos mais sangrentos da Guerra
Fria.
Jogabilidade
O modo multijogador permite que dois jogadores controlem dois dos quatro homens
do esquadrão e enfrentem membros do Viet Cong (VC) e forças do Exército do
Vietnã do Norte (NVA).
O objetivo principal do modo história do jogo é regressar ao território
amigável com todos os membros do esquadrão vivos.
Ao contrário dos dois títulos anteriores da série Conflict ambientados na
Guerra do Golfo, com desertos, dunas e campos abertos, a ambientação de
Conflict: Vietnam é repleta de florestas fechadas, terreno hostil e inimigos
vietcongues "invisíveis", ao mesmo tempo determinados e implacáveis e
a atenção do jogador deve ser redobrada durante as missões nas selvas do
Vietnã, com terrenos repletos de armadilhas que fazem subir os níveis de perigo
das missões.
O arsenal de armas do jogo é grande, várias armas, veículos e tanques do
período da guerra do Vietnã e da Guerra Fria estão disponíveis.
O veículo blindado anti-tanque americano M50 Ontos também é jogavel na última missão do jogo. Apesar de cada membro do esquadrão usar uma arma específica, o jogador é livre para escolher a arma que quiser, trocar armas com os outros membros do esquadrão, alterar granadas e outros itens no inventário, incluindo armas vietnamitas de origem soviética.