Tekken 5 - PS2
O jogo remove várias mudanças importantes de jogo introduzidas em Tekken 4, como o cenário desnivelado, e priorizou uma jogabilidade mais rápida, semelhante aos jogos mais antigos da série. Tekken 5 também é o primeiro jogo da série a disponibilizar a customização de personagens com acessórios, figurino e outros itens estéticos, comprados com moeda do jogo. O elenco possui 32 personagens jogáveis, sendo 7 deles totalmente novos e que seriam um sucesso junto aos fãs nos próximos títulos da série: Asuka Kazama, que compartilha o sobrenome do protagonista do jogo; Devil Jin, a versão demoníaca e finalmente jogável de Jin Kazama; Feng Wei, um prodígio arrogante que domina o estilo God Fist; Jack-5, a nova versão de Jack; Jinpachi Mishima, o pai de Heihachi sedento por vingança; Raven, um praticante de ninjutsu que também é agente especial; e Roger Jr., uma dupla familiar de cangurus boxeadores.
A versão caseira também incluiu um modo denominado Devil Within, uma evolução do modo Tekken Force apresentado em Tekken 3. Diferentemente da versão 5.1, que meramente tentou balancear o jogo, a atualização Dark Resurrection adicionou vários novos conteúdos (em especial na versão portátil) e até ainda mais personagens em relação ao jogo original.
Tekken 5 foi um sucesso crítico e comercial para a série, vendendo mais de seis milhões de cópias. A sua sequência, Tekken 6, foi lançada em 2007.
Jogabilidade
Tekken 5 incorpora um sistema de batalha mais rápido e mais fluido, gráficos aprimorados, retorno de personagens consagrados e alguns estágios infinitos, marca registrada na série. A grande novidade na jogabilidade de Tekken 5 foi o sistema de Crush, hoje também tido como parte integrante da jogabilidade básica em Tekken como um todo, que afeta a vulnerabilidade de um personagem enquanto ele ataca. Por exemplo: um golpe com propriedades de pulo, como um Hopkick (um golpe que acerta o adversário e o joga no ar), será completamente invulnerável durante a maior parte de sua animação a qualquer golpe de altura baixa do inimigo, já que durante o Hopkick o atacante também costuma sair do chão e, assim, acaba esquivando do mesmo.
Tekken 5 também mantém o conceito de combo na parede nascido em Tekken 4; porém, na nova versão é mais difícil abusar deste recurso, porque é mais fácil defendê-lo. A versão caseira é uma edição de colecionador, já que inclui as versões Arcade de Tekken, Tekken 2, Tekken 3 e StarBlade (como uma distração na inicialização e carregamento do jogo). O jogo também permite os jogadores personalizarem seu lutador pela primeira vez na série, possibilitando a mudança de cores das peças de roupa, comprar figurinos adicionais (disponível para apenas alguns personagens), e equipá-los com itens ao usar a própria moeda de jogo, que pode ser acumulada ao se jogar os modos Story, Survival, Time Attack, Arcade Battle e até mesmo o novo modo de plataforma.
O jogo inclui também um minijogo Beat 'em Up, um desenvolvimento direto dos modos Tekken Force de Tekken 3 e 4, chamado Devil Within. Este minijogo mostra as aventuras de Jin Kazama enquanto ele procura a G Corporation, buscando informações de sua mãe desaparecida, entre outras respostas. Sendo de algum modo orientado à trama, ao jogador não é permitido usar personagens de sua própria escolha, como nas iterações anteriores. O modo também usa um sistema de botões limitado, incorporando um botão de defender e outro para pular, assim como reduz os botões de ataque para apenas dois, Soco e Chute (embora alguns dos golpes especiais de Jin ainda possam ser usados, como o Demon's Paw). Além de enfrentar vários modelos de Jack no minijogo, o jogador deve resolver tarefas menores para prosseguir. Este modo também permite destrancar Devil Jin para a sua primeira versão jogável na franquia.
As seções desniveladas dos cenários, características na quarta versão, também foram removidas em Tekken 5. Essa mudança promoveu uma certa similaridade na jogabilidade em cada cenário, com exceção das paredes e seu posicionamento. Além de remover os cenários irregulares no estilo do jogo anterior, o título também trouxe o retorno para o estilo dos cenários dos jogos mais antigos, sem limites, o que permitia os personagens navegarem infinitamente pela tela. Em cenários confinados por paredes, as lutas acontecem em caixas simétricas, sem paredes desiguais. O chão também pode se quebrar depois que um dos personagens bate nele com força suficiente. Porém, apenas uma parte de um estágio pode ser quebrada por vez.
Outras mudanças em relação a Tekken 4 incluem a remoção de técnicas de mudanças de posição (arremessos se tornaram novamente controlados pelas combinações de soco esquerdo + chute esquerdo ou soco direito + chute direito, em vez de designar soco esquerdo + chute esquerdo como uma manobra de troca de posição; apenas Steve Fox possui um ataque que muda de posição com o adversário), o retorno de saltos (Tekken 4 havia removido os saltos longos verticais e para trás, favorecendo um modelo de combate 3D mais fluido) e o uso de um sistema de combos mais próximo daquele em Tekken 3, em oposição à versão de Tekken 4, com jogabilidade menos voltada a combos aéreos. Os jogadores também foram forçados a ficarem parados antes do início de cada Round (enquanto a versão anterior permitia os lutadores se moverem livremente antes deste início, o que também reforça a jogabilidade mais baseada em posicionamento da mesma).
A maior mudança individual foi o modo Devil Within. Esta foi basicamente a quarta iteração da série Tekken Force, com as duas primeiras pertencendo respectivamente a Tekken 3 e Tekken 4, e a terceira lançada como o Spin-Off Death By Degrees. Similar a este último, o modo foca em um só personagem jogável, Jin Kazama. Trata-se de um jogo de plataforma tradicional no qual os jogadores devem guiar Jin por uma série de níveis labirínticos e através de exércitos inimigos inteiros. Neste modo, há chefes como True Ogre (de Tekken 3) que não são jogáveis nos modos de luta padrão de Tekken 5.
A tela de carregamento possui alguns segundos de um jogo baseado em um Shoot 'em up tridimensional da Namco, denominado Starblade. Assim como com Galaga na versão de Tekken original, os jogadores podem controlar a nave espacial em um modo demonstração. O jogo também pode ser desbloqueado para ser totalmente jogável no modo Arcade History; nele, também estão presentes todas as versões Arcade dos três primeiros jogos da série. Cada jogo, inclusive, vem com uma opção de usar somente os personagens padrão, ou usar os chefes e subchefes também; personagens exclusivos de consoles não estão presentes.
Tekken 5 foi um sucesso crítico e comercial para a série, vendendo mais de seis milhões de cópias. A sua sequência, Tekken 6, foi lançada em 2007.
Jogabilidade
Tekken 5 incorpora um sistema de batalha mais rápido e mais fluido, gráficos aprimorados, retorno de personagens consagrados e alguns estágios infinitos, marca registrada na série. A grande novidade na jogabilidade de Tekken 5 foi o sistema de Crush, hoje também tido como parte integrante da jogabilidade básica em Tekken como um todo, que afeta a vulnerabilidade de um personagem enquanto ele ataca. Por exemplo: um golpe com propriedades de pulo, como um Hopkick (um golpe que acerta o adversário e o joga no ar), será completamente invulnerável durante a maior parte de sua animação a qualquer golpe de altura baixa do inimigo, já que durante o Hopkick o atacante também costuma sair do chão e, assim, acaba esquivando do mesmo.
Tekken 5 também mantém o conceito de combo na parede nascido em Tekken 4; porém, na nova versão é mais difícil abusar deste recurso, porque é mais fácil defendê-lo. A versão caseira é uma edição de colecionador, já que inclui as versões Arcade de Tekken, Tekken 2, Tekken 3 e StarBlade (como uma distração na inicialização e carregamento do jogo). O jogo também permite os jogadores personalizarem seu lutador pela primeira vez na série, possibilitando a mudança de cores das peças de roupa, comprar figurinos adicionais (disponível para apenas alguns personagens), e equipá-los com itens ao usar a própria moeda de jogo, que pode ser acumulada ao se jogar os modos Story, Survival, Time Attack, Arcade Battle e até mesmo o novo modo de plataforma.
O jogo inclui também um minijogo Beat 'em Up, um desenvolvimento direto dos modos Tekken Force de Tekken 3 e 4, chamado Devil Within. Este minijogo mostra as aventuras de Jin Kazama enquanto ele procura a G Corporation, buscando informações de sua mãe desaparecida, entre outras respostas. Sendo de algum modo orientado à trama, ao jogador não é permitido usar personagens de sua própria escolha, como nas iterações anteriores. O modo também usa um sistema de botões limitado, incorporando um botão de defender e outro para pular, assim como reduz os botões de ataque para apenas dois, Soco e Chute (embora alguns dos golpes especiais de Jin ainda possam ser usados, como o Demon's Paw). Além de enfrentar vários modelos de Jack no minijogo, o jogador deve resolver tarefas menores para prosseguir. Este modo também permite destrancar Devil Jin para a sua primeira versão jogável na franquia.
As seções desniveladas dos cenários, características na quarta versão, também foram removidas em Tekken 5. Essa mudança promoveu uma certa similaridade na jogabilidade em cada cenário, com exceção das paredes e seu posicionamento. Além de remover os cenários irregulares no estilo do jogo anterior, o título também trouxe o retorno para o estilo dos cenários dos jogos mais antigos, sem limites, o que permitia os personagens navegarem infinitamente pela tela. Em cenários confinados por paredes, as lutas acontecem em caixas simétricas, sem paredes desiguais. O chão também pode se quebrar depois que um dos personagens bate nele com força suficiente. Porém, apenas uma parte de um estágio pode ser quebrada por vez.
Outras mudanças em relação a Tekken 4 incluem a remoção de técnicas de mudanças de posição (arremessos se tornaram novamente controlados pelas combinações de soco esquerdo + chute esquerdo ou soco direito + chute direito, em vez de designar soco esquerdo + chute esquerdo como uma manobra de troca de posição; apenas Steve Fox possui um ataque que muda de posição com o adversário), o retorno de saltos (Tekken 4 havia removido os saltos longos verticais e para trás, favorecendo um modelo de combate 3D mais fluido) e o uso de um sistema de combos mais próximo daquele em Tekken 3, em oposição à versão de Tekken 4, com jogabilidade menos voltada a combos aéreos. Os jogadores também foram forçados a ficarem parados antes do início de cada Round (enquanto a versão anterior permitia os lutadores se moverem livremente antes deste início, o que também reforça a jogabilidade mais baseada em posicionamento da mesma).
A maior mudança individual foi o modo Devil Within. Esta foi basicamente a quarta iteração da série Tekken Force, com as duas primeiras pertencendo respectivamente a Tekken 3 e Tekken 4, e a terceira lançada como o Spin-Off Death By Degrees. Similar a este último, o modo foca em um só personagem jogável, Jin Kazama. Trata-se de um jogo de plataforma tradicional no qual os jogadores devem guiar Jin por uma série de níveis labirínticos e através de exércitos inimigos inteiros. Neste modo, há chefes como True Ogre (de Tekken 3) que não são jogáveis nos modos de luta padrão de Tekken 5.
A tela de carregamento possui alguns segundos de um jogo baseado em um Shoot 'em up tridimensional da Namco, denominado Starblade. Assim como com Galaga na versão de Tekken original, os jogadores podem controlar a nave espacial em um modo demonstração. O jogo também pode ser desbloqueado para ser totalmente jogável no modo Arcade History; nele, também estão presentes todas as versões Arcade dos três primeiros jogos da série. Cada jogo, inclusive, vem com uma opção de usar somente os personagens padrão, ou usar os chefes e subchefes também; personagens exclusivos de consoles não estão presentes.
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