Castlevania: Curse of Darkness, conhecido no Japão como Akumajō Dracula: Yami no Juin. Castelo Demoníaco Dracula: Maldição das Trevas), é um jogo eletrônico desenvolvido pela Konami.
Jogabilidade
O jogo inclui um estilo de jogabilidade de ação-aventura mais complexo,
assemelhando-se mais a Symphony of the Night e Aria of Sorrow.
Ao longo do progresso do jogador pelo jogo, o personagem adquire armas mais poderosas e o número de ataques normais e finalizantes que o jogador pode executar também aumenta, proporcionalmente.
Diferindo-se do estilo de acesso de Lament of Innocence, onde o jogador escolhe
entre número de estágios distintos todos acessíveis de um corredor central,
Curse of Darkness traz um mundo dentro do jogo com um mapa completo, exatamente
como em Symphony of the Night. Contudo, o jogo ainda usa a mesma mecânica de
mapas de estágios de Lament of Innocence, ao contrário dos gráficos
quadriculados dos Castlevanias em 2D. Ademais, uma notável diferença no design
dos estágios é que a maior parte do jogo não se passa no castelo do Dracula,
sendo assim fazendo com que o jogador explore florestas, montanhas, templos,
aquedutos, ruínas e vilas da Europa. O jogador também será auxiliado por
"Innocent Devils" ("Demônios Inocentes"), que são criaturas
demoníacas desenvolvidas por Hector através da habilidade de Devil Forgery
("Forjamento de Demônio"), com o objetivo de derrotar inimigos e
solucionar puzzles dentro do jogo e que podem ser comparados a familiars. Os
Innocent Devils (comumente referidos como I.D.'s) possuem seis tipos.
Fairy Type (fada): Ajuda Hector com cura.
Battle Type (batalha): O I.D. mais forte fisicamente.
Bird Type (ave): I.D.'s que lutam contra outros monstros voadores.
Mage type (mago): Ataca com magia de longa distância.
Devil Type (demônio): O tipo extremo de Innocent Devil.
Pumpkin Type (abóbora): Só incluído para humor, apesar de eles aumentarem
significantemente o dado de sorte.